ALDEOTA
Avenida Senador Virgílio Távora, 1500 – Sala 206 Ed. The One Tower – Aldeota – CEP 60150-150 Fortaleza-Ce

contato@delanomaia.com.br
Funcionamento/Horários: Segunda à Sexta: 08:00 às 21:00hrs. Sábado: 08:00 às 12:00hrs.

Fones: (85) 99846-2003
              (85) 3086.0692

Os sinais são bem claros: inchaço na gengiva e dor constante na região. De imediato, você pensa que deve ser uma gengivite. Mas a verdade é que esses incômodos têm mais de uma explicação. “Pessoas com gengivas inchadas podem estar sofrendo de doença gengival, irritação relacionada a comida ou bebida, cárie dentária, problemas na nutrição ou outras complicações bucais”, explica o odontologista Johnathan Marcondes. Saiba como identificar a real causa da gengiva inchada para um tratamento adequado.

MOTIVOS QUE LEVAM AO INCHAÇO NA GENGIVA
As primeiras razões para uma gengiva inchada são as inflamações locais, como a gengivite e periodontite – estágio mais avançado da doença. Mas esse sintoma nem sempre significa uma complicação bucal. O dentista afirma que aftas e fatores externos, como o uso do tabaco podem influenciar para o aumento do tecido mucoso.

Aftas: Qualquer machucado ou feridinha na gengiva pode provocar dor e inchaço. Com as aftas não é tão diferente. É possível identificar essa lesão pela aparência. “Tem um aspecto esbranquiçado e as bordas vermelhas”. Elas são tratáveis e não contagiosas.

Fumo: Que o cigarro faz mal para a saúde todo mundo já sabe. Só que o hábito também pode afetar o bem-estar da sua gengiva. “Aqueles que usam produtos de tabaco estão muito mais propensos a desenvolver alguma doença na gengiva do que pessoas que não usam”, atenta Johnathan.

Higiene bucal incorreta: O acúmulo de placa bacteriana é a maior causa para o inchaço na gengiva. Esse excesso de bactérias é nada menos que o reflexo de uma má escovação. “É preciso começar a escovar os dentes e usar fio dental, sem força, regularmente”. Aplicar agressividade a este ritual também pode aumentar o tamanho da região.

Tratamento de quimioterapia: A quimioterapia é um dos tratamentos mais eficazes contra o câncer. Só que, como é agressivo, um dos muitos efeitos colaterais dessa terapia é dor, inchaço e sangramento nas gengivas. “Também podem aparecer feridas e aftas dolorosas”, explica. É sempre bom aliar o tratamento com visitas ao odontologista.

Hormônios: Segundo o dentista, gengivas inchadas podem ser resultado de um crescimento na liberação de hormônios que aumentam o fluxo sanguíneo para o tecido. “Eles são produzidos durante a puberdade, a menstruação, a gravidez e a menopausa”. Em alguns casos os medicamentos anticoncepcionais também podem soltar esses hormônios.

COMO IDENTIFICAR O REAL PROBLEMA E TRATÁ-LO DE FORMA ADEQUADA
Descobrir o motivo exato para o inchaço na gengiva requer uma avaliação profissional. Mas é possível identificar o incômodo precocemente através do autoexame bucal, por exemplo. A partir daí, uma consulta com o odontologista não pode ser adiada. Já o tratamento é diferente para cada caso. Se a questão for uma gengivite, por exemplo, será necessário uma limpeza de tártaro. Agora, quando o motivo for um mau hábito, como o tabagismo ou má higiene bucal, seu dentista ajudará a rever seus conceitos. Outros casos, como a quimioterapia e a questão hormonal, precisam de um tratamento multidisciplinar.

Fonte/Autor: Johnathan Marcondes – Cirurgião-Dentista CRO-PA: 4456, para Delano Maia Odontologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *